quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Primeiro Programa em Java

Esse é o nosso primeiro código fonte!

Agora vou explica linha por linha do nosso programa.

A Linha 1 e 2 iniciam-se com //, indicando que o restante da linha é um comentário. Nós os programadores usamos os comentários para documentar o programa para que ele fique mais legível facilitando possíveis correções no código.

A Linha 3 é uma linha em branco para o código não ficar todo junto.

A Linha 4 é aonde realmente se inicia o nosso programa. Public class BemVindo é uma declaração de classe. Cada programa Java consiste em pelo menos uma declaração de classe que é definida por você – o programador. A palavra-chave class introduz uma declaração de classe em Java e é imediatamente seguida pelo nome da classe (no nosso caso BemVindo).

Na Linha 5 temos uma chave esquerda ( { ) que inicia o corpo de cada declaração de classe. Uma chave direita ( } ) correspondente (na linha 13) deve terminar cada declaração de classe.

A Linha 6 é outro comentário.

Na Linha 7 public static void main( String args[]) é o ponto de partida de cada aplicativo Java. Os parênteses depois do identificador main indicam que ele é um bloco de construção do programa chamado método. Declarações de classe Java normalmente contem um ou mais métodos. Para um aplicativo Java, exatamente um dos métodos deve ser chamado main e ser definido como mostrado na linha 7; caso contrário, a JVM não executará o aplicativo.

A palavra chave void indica que esse método realizará uma tarefa, mas não retornará nenhuma informação ao completam sua tarefa. A parte String args[] que vem entre parênteses é uma parte requerida da declaração do método main. Mais pra frente iremos falar sobre essa parte.

A Linha 8 consiste em outra chave esquerda ( { ) que inicia o corpo da declaração do método main. E na linha 11 temos uma chave direita ( } ) que deve terminar cada declaração de método.

A linha 9 system.out.println( “Bem Vindo a Programação Java” ); instrui o computados a realizar uma ação. Essa ação seria imprimir a mensagem contida entre as aspas duplas. system.out é conhecido como objeto de saída padrão. system.out permite que aplicativos Java exibam conjuntos de caracteres na janela de comando.

O método system.out.println imprime a string entre parênteses que é o argumento desse método. Todo esse comando desde system até o ponto-e-virgula (;) é uma instrução. Cada instrução termina com um ponto-e-virgula. Como veremos mais pra frente cada método é composto de uma ou mais instruções.

Confira esse vídeo caso ainda esteja com duvida!



Persistindo as Duvidas faça um comentário com a pergunta ou mande um e-mail com a mesma!

Estudem e até a próxima!

Nenhum comentário: